Tudo o que fizerdes, fazei-o de bom coração, como para o Senhor e não para os homens,
(Col.3, 23)
Eis os motivos que levaram o Papa Pio XII a instituir a festa de "São José Trabalhador", em 1955, na mesma data em que se comemora o dia do trabalho em quase todo o planeta.
Foi no dia 1º de maio de 1886, em Chicago, maior parque industrial dos Estados Unidos na época, que os operários de uma fábrica se revoltaram com a situação desumana a que eram submetidos e pelo total desrespeito à pessoa que os patrões demonstravam. Eram trezentos e quarenta em greve e a polícia, a serviço dos poderosos, massacrou-os sem piedade. Mais de cinquenta ficaram gravemente feridos e seis deles foram assassinados num confronto desigual.
Em homenagem a eles é que se consagrou este dia. São José é o modelo ideal do operário.Sustentou sua família durante toda a vida com o trabalho de suas próprias mãos, cumpriu sempre seus deveres para com a comunidade, ensinou ao Filho de Deus a profissão de carpinteiro e, dessa maneira suada e laboriosa, permitiu que as profecias se cumprissem e seu povo fosse salvo, assim como toda a humanidade.
Proclamando São José protetor dos trabalhadores, a Igreja quis demonstrar que está ao lado deles, os mais oprimidos, dando-lhes como patrono o mais exemplar dos seres humanos, aquele que aceitou ser o pai adotivo de Deus feito homem, mesmo sabendo o que poderia acontecer à sua família.
Esta celebração ao homem "justo" do Evangelho, tradicional e particularmente também é festejado no dia 19 de março, onde sua história pessoal é relatada.
ORAÇÃO A SÃO JOSÉ PARA OS OPERÁRIOS (1º de maio)
- Glorioso São José, modelo de todos os que se dedicam ao trabalho, obtende-me a graça
- de trabalhar com espírito de penitência para expiar meus numerosos pecados;
- De trabalhar com consciência, pondo o culto do dever acima das minhas inclinações;
- De trabalhar com reconhecimento e alegria, julgando uma honra empregar e desenvolver, pelo trabalho, os dons recebidos de Deus;
- de trabalhar com ordem, paz, moderação e paciência, sem nunca recuar perante o cansaço e as dificuldades;
- De trabalhar, sobretudo, com pureza de intenção e com desapego de mim mesmo, tendo sempre diante dos olhos a morte e a conta que deverei dar do tempo perdido, dos talentos inutilizados, do bem omitido e da vã complacência nos sucessos, tão funesta à obra de Deus.
- Tudo para Jesus, tudo para Maria, tudo à vossa imitação, ó Patriarca São José. Tal será minha divisa na vida e na morte. Assim seja.(autoria desta oração Papa Pio X)
Nenhum comentário:
Postar um comentário