Como narra São Lucas no Anúncio do Anjo Gabriel a Mãe do Salvador: "E o nome da Virgem era MARIA" (Lc 1,27). Todas as outras denominações com que veneramos Nossa Senhora, não são nomes, mas títulos.
Os títulos dados à Virgem podem se classificar em pelo menos quatro:
1. Devido a seus privilégios, que revelam sua pessoa e missão. Exemplos:
Nossa Senhora da Imaculada Conceição (porquanto ela foi concebida sem mancha do pecado original); Nossa Senhora Mãe de Deus (porque concebeu pelo Espírito Santo ao Senhor Jesus Cristo, que é Deus conosco);
Nossa Senhora da Assunção (porque, sendo isenta de pecado e por ser mãe de Deus, foi elevada ao céu em corpo e alma);
Nossa Senhora Medianeira (porque Deus a elegeu como medianeira de todas as graças).
2. Devido a fatos históricos em sua vida. Exemplos: Nossa Senhora de Belém, Nossa Senhora da Anunciação, Nossa Senhora da Visitação. .
3. Devido às virtudes com que foi adornada. Exemplos: Nossa Senhora Rainha da Fé; Nossa Senhora do Bom Conselho. .
4. Devido aos lugares onde ela é honrada conforme suas aparições ou outras intervenções. Exemplo: Nossa Senhora de Fátima; Nossa Senhora Aparecida; Nossa Senhora da Vitória.
Na Bíblia ela possui títulos como filha de Jerusalém, filha de Sião e outros.
Recorramos a Maria mãe de Jesus e nossa mãe, medianeira da graça, mãe dos aflitos, advogada nossa, ou seja, qual for o título, nos a veneramos e amamos, é a mãe do Nosso Senhor, e nos chama a segui-lo e anunciá-lo. Na certeza de que nossas preces chegarão até ELE e no tempo devido a graça vai acontecer, peçamos: Imaculado coração de Maria, causa da Nossa Alegria, rogai por nós!
fonte:doutrinacatolica
Olá vim fazer uma visitinha e amei o seu cantinho. Parabéns!!
ResponderExcluirCatequista Angélica.