A vocação que celebramos no primeiro domingo de agosto é a dos ministérios ordenados: bispo, padre e diácono permanente.
O bispo é também a autoridade máxima da Igreja particular local em jurisdição e magistério. Aos bispos compete ministrar o sacramento da ordem e o sacramento da crisma. São funções exclusivas do bispo ordenar presbíteros e diáconos, bem como conferir ministérios: padre e diácono permanente.
O padre é chamado à santidade sacerdotal, a viver o celibato, a buscar a maturidade afetiva, a ser livre na pobreza; a viver na humildade e sinceridade aceitando a si mesmo com coerência, transparência e amor humilde; a cultivar a vida de oração.
O diácono permanente (casado, fica permanentemente como diácono). manifesta simultaneamente a sua vocação de pai e esposo, e de consagração à comunidade eclesial. Ele é exemplo de vivência cristã na comunidade e no sacramento do matrimônio.
Vamos ser fiéis colaboradores desses homens "Escolhido para anunciar o Evangelho de Deus" (Rm1,1), especialmente os padres que têm uma dedicação integral ao Reino de Deus e estão mais próximos de nós. É nosso dever de cristão, respeita-los e auxiliá-los nas pastorais, levando aquilo de bom que pode fazer o grupo crescer e criar sempre um clima de paz e harmonia onde eles sintam amor e confiança por parte da comunidade.
A eles o nosso carinho e respeito que Deus os abençoe!
Que o Senhor nosso Deus suscite em nossas famílias e comunidades novas e santas vocações.
ResponderExcluirFaço parte do Grupo Catequistas Unidos e vim conhecê-los.
Aguardo sua visita
*_*
Bom dia! vim convidá-los para participarem da Promoção do Dia do Catequista. Visite o link: http://semeandocatequese.blogspot.com.br/p/promocao-dia-do-catequista.html
ResponderExcluirUm abraço e fiquem com Deus.