quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

É tempo de espera...


O tempo do advento corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal. É tempo de recordar que Jesus veio à primeira vez para realizar seu eterno plano de amor: abrir-nos o caminho da salvação e que revestido de sua glória Ele virá uma segunda vez para conceder-nos a graça dos bens prometidos que hoje vigilantes esperamos.
Assim como uma família se prepara para o bebê que vai chegar, a Igreja também neste tempo de advento para o Natal de Jesus prepara-se através das novenas, celebrações e tantos símbolos que vão nos ajudando a refletir e colocar-nos na espiritualidade e clima natalino .
Um dos símbolos mais comuns no Natal é o presépio, uma reprodução do cenário onde Jesus Cristo nasceu: uma manjedoura, animais, pastores, os três reis magos, Maria, José e o Menino Jesus.
O costume de montar presépios surgiu com São Francisco de Assis, foi uma forma de explicar e facilitar a meditação do nascimento do menino Deus que nasce na pobreza e na simplicidade.
A coroa do Advento também é um símbolo deste tempo, por meio de seu formato circular e de suas cores, silenciosamente expressa à esperança e convida à alegre vigilância quando Cristo vier em sua glória, na coroa encontramos quatro velas, uma para cada domingo do advento, começa-se no primeiro domingo acendendo apenas uma vela e à medida que vão passando os domingos, vamos acendendo as outras, até chegar ao quarto domingo quando todas as quatro velas devem estar acesas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário