sábado, 14 de abril de 2012

TUDO É DO PAI!



"No dia da Misericórdia vamos louvar ao Pai"
Pela primeira vez a cidade de Santos, receberá a Visita da Imagem Peregrina do Divino Pai Eterno, vinda do Santuário de Trindade GO. O evento acontecerá no dia 15/04 a partir das 13h30 no Espaço Arena Santos, neste dia celebraremos o Domingo da Misericórdia. A Santa Missa será presidida pelo Padre Robson de Oliveira, C.Ss.R. Reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno e televisionado pela REDE VIDA de Comunicação para todo o Brasil.
E para animar esta grande festa eucarística, teremos palestras e apresentação das Bandas “ESTAÇÃO 12 (Cubatão/SP)” e “MISSÃO ETERNA (São Paulo/SP)”. 
O evento é uma realização da Diocese de Santos, Paróquia São Paulo Apóstolo e Filhos da Igreja Rede Social Católica, com o apoio da Prefeitura Municipal de Santos, AFIPE Associação Filhos do Pai Eterno. 

Devoção ao Divino Pai Eterno
A devoção ao Divino Pai Eterno teve início por volta de 1840, com o casal de agricultores Constantino Xavier Maria e Ana Rosa de Oliveira. Eles vieram se estabelecer nas proximidades do Córrego do Barro Preto, distante aproximadamente vinte e dois quilômetros do município de Campininha das Flores (Hoje "Campininha das Flores" é o bairro de Campinas, de onde se originou a cidade de Goiânia, capital do Estado de Goiás).
Constantino, um homem muito religioso, sua esposa também era, começou a trabalhar na terra para plantação. Certo dia, enquanto eles lidavam no campo, a enxada tocou em algo rígido que não era pedra. Ao conferir, notaram ser um medalhão belíssimo de barro, com tamanho em torno de meio palmo de circunferência, e onde estava representada a Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria. Eles beijaram o medalhão sagrado e o levaram para casa.
Constantino e seus familiares começaram a rezar o terço, principalmente aos finais de semana. Numerosos prodígios, graças e milagres começaram a acontecer. A notícia se espalhou e aos poucos outros moradores locais passaram a rezar juntos ao Divino Pai Eterno.
O número de devotos foi crescendo e a casa de Constantino já não comportava tanta gente. Por volta de 1843 foi construída uma capela de folhas de buriti, mas esta também ficou pequena. O Casal então doa um terreno às margens do córrego Barro Preto e todos construíram uma nova capela. 
Constantino encomendou uma réplica da figura encontrada no medalhão, em tamanho maior e esculpida em madeira, ao artista plástico Veiga Valle, que morava em Pirenópolis GO. Daí surgiu a imagem venerada em Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo coroando, solenemente, a Virgem Maria. Esta imagem feita pelo famoso artista goiano pode ser vista ainda hoje no Santuário Velho, também conhecido como Igreja Matriz de Trindade.


A Festa da Misericórdia
No primeiro domingo após a Páscoa, a Igreja celebra a festa da misericórdia, esta devoção se baseia nos ensinamentos dados por Jesus à Irmã Faustina Kowalska. As formas dessa devoção, de extrema eficácia à salvação das almas, são: a Imagem, a Festa (1º domingo depois da Páscoa), a Novena, o Terço, e à Hora da Misericórdia. 
O Diário de Irmã Faustina contém pelo menos quinze ocasiões nas quais se refere ao pedido do Senhor para que fosse estabelecida em toda a Igreja, oficialmente, a "Festa da Misericórdia". Ele disse: 
"Desejo que a Festa da Misericórdia seja refúgio e abrigo para todas as almas, especialmente para os pecadores. Nesse dia estão abertas as entranhas da minha Misericórdia. Derramo todo o mar de graças nas almas que se aproximarem da fonte da minha Misericórdia. A alma que se confessar e comungar alcançará o perdão das culpas e castigos. Nesse dia estão abertas todas as comportas divinas, pelas quais fluem as graças...
Desejo que seja celebrada solenemente no primeiro domingo depois da Páscoa. “A humanidade não terá paz enquanto não se voltar à fonte da minha Misericórdia."(Diário nº699)
Assim, no dia 30 de abril de 2000, o Papa João Paulo II declarou que "Em todo o mundo, o Segundo Domingo da Páscoa receberá o nome de Domingo da Divina Misericórdia, um convite perene ao mundo cristão para encarar, com confiança na divina benevolência, as dificuldades e provações que a humanidade enfrentará nos anos vindouros".

fonte: Paróquia São Paulo Apóstolo - Santos - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário