sábado, 25 de agosto de 2012

Espiritualidade do Catequista


Antes de outra coisa o Catequista deve ser “Mariano”. Não é suficiente ter devoção a Nossa Senhora mais ser outra Maria no mundo de hoje. Como é que vou apresentar para os meus catequizandos à pessoa de Maria?Talvez falando dela, contando histórias, cantando rezando o terço, etc., mas o mais importante é que devo ser imagem de Maria o ano inteiro não somente durante o mês de Maio. Devo deixar ela se encarnar em mim. São Luiz de Monfport diz que a verdadeira devoção a nossa Senhora é aquela que nos faz como ela. Quem é o verdadeiro devoto deve se sentir chamado.
Ser catequista é ser vocacionado. A cada chamado Deus sempre confia uma missão.
A espiritualidade é algo que devemos procurar o tempo todo. Cada um deve construir a sua própria espiritualidade e ela de encaixar-se em nossa personalidade.
Espiritualidade é atitude, motivação, força interior presente na minha vida. Passos importantes para viver melhor minha espiritualidade:
Intensa vida sacramental
Humildade, caridade prudência.
Espiritualidade Bíblica
Cristo cêntrica eclesial (respeitando a história da igreja).
Encarnada, litúrgica e, sobretudo Mariana entre elas duas de maior importância.
1-   Vida de Oração: especialmente à oração pessoal. A oração pública nunca pode substituir a oração pessoal. O alicerce da catequese é o espírito. Devo me tornar dócil instrumento nas mãos de Deus e não somente um mensageiro da Palavra.
2-   Vivência dos Sacramentos: manifestar interiormente a minha fé. Eu devo sentir necessidade de abastecer-me continuamente com os Sacramentos. Como eu posso falar se eu não testemunho com a minha vida.
Para refletir:
Qual tipo de oração tenho cultivado?
Como tenho encarado os sacramentos na minha vida de cristão e catequista?Como algo supérfluo, deixo para segundo plano?ou como algo de extrema importância?

Este 4º domingo do mês vocacional é dedicado aos leigos, com homenagem especial para os catequistas.

2 comentários:

  1. Linda postagem e parabéns pelo dia do catequista.
    Deus guarde vocês.

    Luciana Dias

    ResponderExcluir
  2. boa noite, paz de cristto, obrigada pela visitinha la no nosso blog, desculpa a demora em vir aqui, mais estavamos sem internet e agora que a internet volto estamos passando aqui pra dizer que seu blog esta lindo e feliz dia do catequista. esperamos voce mais vezes la no blog. paz de cristo!

    ResponderExcluir