sexta-feira, 17 de maio de 2013

Entendendo o Espírito Santo e Pentecostes


Quem é o Espírito Santo? O Espírito Santo é a 3ª pessoa da Santíssima Trindade, igual ao Pai e ao Filho. O Espírito Santo vive em nós para sermos mais santos.

Pentecostes:
Era para os judeus uma festa de grande alegria, em ação de graças pela colheita do trigo. Vinha gente de toda a parte: judeus saudosos que voltavam a Jerusalém, trazendo também pagãos amigos e *prosélitos. Eram oferecidas as *primícias das colheitas no templo. Era também chamada festa das sete semanas por ser celebrada sete semanas depois da festa da páscoa, no quinquagésimo dia. Daí o nome Pentecostes, que significa "quinquagésimo dia".
               
No primeiro pentecostes, depois da morte de Jesus, cinqüenta dias depois da páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (At 2,1-4).
Podemos dizer também que pentecostes é a festa do derramamento do Espírito Santo sobre a Igreja. Tendo Jesus voltado para o Pai do Céu, (Ascensão) os Apóstolos disseram: “Os homens maus que pregaram Jesus na cruz, são capazes de nos matar também. Vamos esconder-nos no Cenáculo com a Mãe de Jesus”. Entraram numa grande sala, trancando as portas e as janelas. Lá ficaram em oração.
Dez dias depois, todos se assustaram com o barulho de um violento vendaval, que parecia derrubar a casa. A sala, onde os Apóstolos estavam rezando, encheu-se de uma luz muito brilhante. Sobre todos eles desceu o Espírito Santo, em forma de línguas de fogo (Atos 2,1-13).
Com a vinda do Espírito Santo, os Apóstolos perderam o medo. Abriram as portas e se meteram no meio do povo, ensinando a doutrina de Jesus.
Os Apóstolos, mesmo perseguidos, espancados, no exílio e nas prisões, continuaram falando de Jesus a todos os homens. E esta coragem os animou até a morte. Praticamente todos os Apóstolos derramaram o seu sangue, para não negar sua fé em Jesus Cristo. Dizemos com muita razão que:
A vinda do Espírito Santo marcou o começo da Igreja, isto, porque o mesmo Espírito que animou os Apóstolos despertou outras pessoas que levariam adiante a mensagem de Jesus.
Alguns símbolos do Espírito Santo:
  • Água
  • Fogo
  • Pomba

Os sete dons do Espírito Santo:
  • Entendimento:(inteligência) Capacita a entender e julgar pelo amor, pelo coração.
  • Sabedoria: leva a utilizar os critérios de Deus para agir, falar, escolher caminho.
  • Piedade: leva a adorar filialmente a Deus por meio de atos de amor e louvor.
  • Fortaleza: fortalece o homem para resistir ao mal e o encoraja a testemunhar Cristo e sua mensagem.
  • Conselho: Capacita o homem a ensinar a doutrina de Jesus por meio de atitudes e conselhos cristãos.
  • Ciência: Capacita o homem entre o bem e o mal a verdade de Deus e a do mundo.
  • Temor a Deus: por este dom o homem tem medo de ofender a Deus e com isso romper sua comunhão com Ele.

*prosélito: Pagão que abraçava religião diferente da sua.
*primícias: Conjunto dos primeiros produtos da terra ou de um rebanho.
fonte: catequisar.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário