quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Jesus Cristo - Rei do Universo

A Solenidade de Cristo Rei do Universo é a última deste Ano Litúrgico (24/11/2013), foi um tempo em que meditamos sobre o mistério de sua vida, sua pregação e o anúncio do Reino de Deus. Cristo Rei anuncia a Verdade e essa Verdade é a luz que ilumina o caminho amoroso que Ele traçou, com sua Via Crucis, para o Reino. Assim Jesus Cristo é o Rei e o Pastor do Reino de Deus, que nos tirando das trevas, nos guia e cuida em nosso caminho para a comunhão plena com Deus Amor. 
O Ano Litúrgico é o tempo que marca as datas dos acontecimentos da História da Salvação. Não é como o ano civil, que começa em 1º de Janeiro e termina em 31 de dezembro, mas começa no 1º domingo do Advento (preparação para o Natal) e termina no último sábado do tempo comum, que é na véspera do 1º domingo do Advento (significa chegada). No 1º domingo do advento 24 de novembro iniciamos o ano litúrgico A. 
Anualmente é apresentado o mesmo mistério; por exemplo, o Natal. Só que cada vez ele é iluminado diferentemente pelos diversos evangelistas: Ano A = Mateus; Ano B = Marcos; Ano C = Lucas. João preenche determinados espaços vazios deixados pelos Sinóticos. Exemplo: só o IV Evangelho fala do Lava-pés, passagem proclamada na Quinta-feira Santa: Jo 13, 1ss.). 
Advento são as quatro semanas que antecedem o Natal e prepara os corações para melhor penetrar seus mistérios. A seguir vem o Natal e festas a ele relacionadas: Sagrada Família, Maternidade de Maria, Magos. O tempo do Advento compõe-se de quatro semanas, portanto começa quatro domingos antes do Natal e termina no dia 24 de dezembro. Não é um tempo de festas, mas de alegria moderada e preparação para receber Jesus. A cor dos paramentos litúrgicos é roxa.  

Fonte: Canção Nova




Nenhum comentário:

Postar um comentário