quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Mês das Vocações




Vocação é um chamado de Deus para realizar uma missão, somos todos chamados a partir do batismo quando somos inseridos na família de Deus.

Pelo sacramento do batismo somos perdoados do pecado original e recebemos muitos dons do espírito Santo, a vocação é alimentada por estes dons que colocamos à serviço de Deus em favor dos irmãos.

No mês de agosto a Igreja Católica celebra as vocações: 
No primeiro domingo, celebramos a vocação sacerdotal que é vivida por diáconos, presbíteros e bispos, membros do clero da Igreja. Rezemos pelas vocações sacerdotais, através delas recebemos os sacramentos que são sinais sensíveis da graça de Deus. 

Segundo Domingo, celebramos  a vocação familiar. A família é o lugar do início da vida física e também espiritual, onde aprendemos valores e somos formados como homens e mulheres de bem. Neste domingo celebramos especialmente os pais, eles são importante referência na vida da família, por seu carinho, seu modo de ser, influenciam muito na formação do caráter dos filhos.

Terceiro Domingo, celebramos as vocações religiosas. Desta vocação brotam carismas e atuações que enriquecem nossas comunidades com pessoas que buscam viver verdadeiramente seus votos de castidade, obediência e pobreza. São testemunhos vivos do Evangelho.

Os religiosos estão a serviço do Povo de Deus por meio da oração, das missões, da educação e de tantas outras obras de caridade. Com sua vocação, eles demonstram que o Evangelho é plenamente possível de ser vivido, mesmo em mundo excessivamente material e consumista. São fortes exemplos e testemunhos de desprendimento, humildade e amor.

Quarto Domingo, Celebramos todos os leigos que, entre família e afazeres, dedicam-se aos trabalhos pastorais e também missionários. Neste domingo lembremos especialmente dos catequistas que educam , fortalecem e reanimam crianças, jovens e adultos na fé, para os sacramentos e para darem testemunho de Cristo ao mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário