quarta-feira, 23 de maio de 2012

O Espírito Santo e seus Dons


Espírito Santo, é a terceira pessoa da Santíssima Trindade, Existem três pessoas diferentes: Pai, Filho, Espírito Santo, mas um só Deus.
Pelo sacramento do Batismo, o Espírito Santo nos concede a vida, nos tornamos filhos de Deus.
Pelo sacramento da Crisma nos tornamos adultos na fé, comprometidos com a Igreja. Ao recebermos seus dons, somos renovados no Espírito Santo para seguir Jesus. O Espírito Santo nos dá força e tem o poder de nos animar e santificar, por Ele adquirimos a sabedoria e a coragem para enfrentarmos a situações de pecado, vencermos e caminhar em busca da santidade.

Os sete dons do Espírito Santo que recebemos de modo especial na Crisma, são:

Sabedoria: Permite-nos entender, experimentar, tomar gosto pelas coisas de Deus, ilumina o nosso caminho, e nos leva ao verdadeiro conhecimento de Deus. Peçamos ao Senhor que este Espírito Santo de Sabedoria nos ajude a enxergar as diferenças com os olhos de Deus.

Entendimento: torna nossa inteligência capaz de entender as verdades reveladas na Bíblia e nos ensinamentos da Igreja. Peçamos ao Senhor, que nos dê discernimento para identificar os acontecimentos ao nosso redor que geram vida ou não.
Conselho: permite à alma o reto discernimento e santas  atitudes  em determinadas circunstâncias.  Nos  ajuda a sermos bons conselheiros, guiando o irmão pelo caminho do bem. Peçamos ao Senhor que saibamos animar, orientar e acolher o diferente.
Fortaleza: Por esse dom, Deus nos dá a coragem necessária para enfrentarmos  as tribulações da vida. Peçamos ao Senhor que o Espírito Santo de Fortaleza nos mantenha firmes e fortes na caminhada com Cristo mesmo diante das perseguições.
Ciência: Nos torna capazes de aperfeiçoar a inteligência. Peçamos ao Senhor que o Espírito Santo de Ciência nos ajude a atuar em favor da vida e da justiça.
Piedade: por este dom nos reconhecemos filhos de Deus e irmãos uns dos outros. Peçamos ao Senhor que nos reconhecendo filhos Dele, sejamos mais fervorosos, e vivamos as práticas piedosas ensinadas pela Igreja.
Temor de Deus: Teme a Deus  quem procura praticar  os seus mandamentos com sinceridade de coração. Peçamos ao Senhor consciência para reconhecer o seu amor por nós e retribuir com respeito e fidelidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário