sexta-feira, 25 de maio de 2012

Vem Espírito Santo!

Pentecostes era para os judeus uma festa em ação de graças pela colheita do trigo. Vinha gente de toda a parte: judeus saudosos que voltavam a Jerusalém, trazendo também pagãos amigos e prosélitos. Eram oferecidas as primícias das colheitas no templo. Era também chamada festa das sete semanas por ser celebrada sete semanas depois da festa da páscoa, no quinquagésimo dia, daí o nome Pentecostes, que significa "quinquagésimo dia".
“João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo, dentro de poucos dias”. (At 1,5), depois da morte de Jesus, cinquenta dias depois da páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (At 2,1-4).  fonte: Catequisar.com.


Podemos dizer também que Pentecostes é a festa do derramamento do Espírito Santo sobre a Igreja. (a comunidade de fé, oração e amor, reunida em nome de Jesus que aceitaram e ainda hoje aceitam Jesus Cristo e sua doutrina formam o povo de Deus ou a Igreja).
O Espírito Santo através dos seus sete dons anima e encoraja a Igreja a proclamar a Boa Nova de Jesus e produzir muitos frutos de santidade.


Oremos: Vem Espírito Santo, sobre mim, batiza-me como em Pentecostes, daí-me os teus dons, que eu possa falar na mesma língua dos meus irmãos, que possa entendê-los, invade meu coração Espírito Santo, renova, transforma num coração cheio de amor e caridade, que eu saiba perdoar e amar sem medida. Vem Espírito Santo sobre a minha família como um vento impetuoso, nos toma, varre de nossa vida as desuniões, desavenças, o ciúmes, a inveja que possa haver e que nos impedem de viver como família amada de Deus. Que a minha família possa falar a mesma língua, que haja entendimento, harmonia, que cresça na fé e no amor, que possa dar exemplo de família cristã que vive a vontade de Deus nesse mundo, renova a alegria, renova o desejo de seguir Jesus e pertencer somente a Ele, que tudo que aprendermos de bom no seio da família possamos estar partilhando com nossos irmãos em Cristo. Amém!

Um comentário: