sexta-feira, 13 de julho de 2012

Silenciar para encontrar...


Observamos que em algumas igrejas nós entramos e sentimos um clima agradável de silêncio profundo, que automaticamente nos convida a oração e em outras igrejas encontramos muito barulho, conversas provavelmente desnecessárias. Depende de nós que servimos em alguma pastoral, colaborarmos para que a Igreja continue sendo um lugar agradável e de silêncio, onde sentimos a presença de Deus.
Muitas pessoas devido ao barulho e agitação não conseguindo ficar a sós nem com os pensamentos vão à igreja e neste clima de silêncio é que conseguem sentir a presença de Deus, outras vão à Igreja em busca de refúgio, colo, e só no silêncio encontram resposta para seus questionamentos.     
       Neste texto colocamos alguns pontos importantes que temos observado.  A igreja é a casa de Deus, lugar de oração, de silêncio e por isso devemos ter o maior respeito para com ela.
A Santa Missa é o sacrifício do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo que sob as espécies do pão e do vinho, se oferece por mãos do sacerdote a Deus sobre o altar, memória e renovação do Sacrifício da Cruz "(Catecismo de São Pio X).
Quando formos à Santa Missa no Domingo (ou em outro dia da semana), devemos chegar um pouco antes do horário, para nos colocar em clima de oração, ao entrarmos vamos primeiro falar com o dono da casa, “Deus”, lá no altar está o sacrário, ou em uma Capela dentro da própria igreja, a luzinha acesa indica que Jesus esta presente ali. Depois podemos rezar para o santo de nossa devoção. Ao iniciar nossas orações é importante agradecer a Deus pelo dom da vida, pelo Seu amor, enfim o mais importante na oração não é o que dizemos, mas o que Deus tem a nos falar, Por isso a importância de estar em silêncio para ouvir o que Ele tem para nos dizer. Procuremos um lugar para sentar e se não houver que fiquemos de pé, em silêncio, ouvindo e acompanhando a liturgia do dia, quem for à Santa Missa deve ter o máximo de respeito com o Senhor.
 Nas missas campais, apesar do barulho que vem da rua, precisamos nos concentrar e evitar a dispersão, tentar não conversar. Quando chegar a hora da paz, devemos cumprimentar somente quem estiver próximo, ficar saindo do lugar, incomoda, tira a atenção de momentos importantes e únicos. (nossos amigos também são importantes, mas ao terminar à missa os encontraremos lá fora e colocaremos os assuntos em dia) cabe a nós darmos testemunho de cristão católico batizado. Jesus agradece! Fazemos algumas recomendações as nossas crianças e jovens, que servem também para nós: pais, mães, catequistas...

  • Vista-se adequadamente, mesmo que esteja muito calor, é tão pouco o tempo que             dedicamos a Deus durante a Santa Missa.
  • Não fique mascando chicletes durante a missa.
  • Procure não conversar dentro da igreja, não dispersar-se.
  • Desligue o celular.
  • Preste atenção às leituras, aos cantos.
  • Acompanhe, observe todo o sentido, as palavras do padre, sua homília e as orações.
  • Siga o ritual da Santa missa: momento de sentar, levantar, ajoelhar.
  • Responda as orações, acompanhe os cantos
  • No momento da comunhão se estiver preparado (já fez a 1ª Eucaristia, confessou-se recentemente) vá receber Jesus, desejando que Ele entre e permaneça na sua vida, com todo amor e todo respeito.
  • Depois de receber a 1ª Eucaristia, deixamos claro aos catequizados que eles podem na medida do tempo ir à missa todos os dias para receber Jesus.  Quanto mais missas assistirem mais conhecimento terá da Igreja e ficarão íntimos de Jesus, sabemos que só podemos amar alguém quando o conhecemos verdadeiramente.


3 comentários:

  1. Dicas importantíssimas. Quem dera se todos fizessem uso. PAZ E LUZZZZZZZZZZZZZZZZ

    ResponderExcluir
  2. Ola!
    Obrigado pela visita,tenham uma ótima semana.
    Paz e bem! abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada Regilandia, por suas orações. Que nosso ECC seja um canal de bençãos e graças na vida dos casais que irão participar. Que Deus abençoe você e sua família. Abraços!

    ResponderExcluir