terça-feira, 19 de junho de 2012

"Preparai o Caminho do Senhor"

João Batista nasceu numa cidade do reino de Judá, no dia 24 de junho, filho de Zacarias e Isabel parenta de Maria, mãe de Jesus.os pais de João Batista, eram de idade avançada e não tinham filhos. Porém, eles confiavam muito em Deus e rezavam pedindo-lhe um filho.
Isabel sempre recordava as histórias dos milagres que Deus fizera para Sara e Ana, duas mulheres que também não podiam ter filhos. E que só se tornaram mães, quando já eram idosas.
E não demorou muito para esse milagre acontecer. Certo dia, Zacarias (que era sacerdote), teve uma visão de Deus. Enquanto ele estava no templo servindo e rezando por todo o povo, apareceu-lhe o anjo Gabriel e disse-lhe: "Deus ouviu a oração de vocês; sua esposa vai ter um filho, que se chamará João que significa em hebraico (Deus é favorável) Todos vão se alegrar com o seu nascimento". O mensageiro de Deus falou-lhe outras coisas interessantes sobre a missão de João.
Mas Zacarias não acreditou muito e perguntou ao anjo: "Como saberei que isso vai acontecer? Pois sou velho e minha esposa também. Como poderemos ter filho?" O anjo lhe disse: "Você ficará mudo até o dia em que seu filho nascer, porque não acreditou nas minhas palavras".
Quando Zacarias saiu do templo, só se comunicando através de sinais, o povo percebeu que o sacerdote tivera uma visão de Deus.
Ele, porém, não explicou nada a ninguém. Só Isabel compreendeu, pois ficou grávida logo depois.
Os dois ficaram muito felizes, e ansiosos, esperavam o nascimento de João.
Depois disso, Maria foi visitar Isabel. “Ora quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Donde me vem que a mãe do meu Senhor me visite?”
João batista foi quem iniciou pregações antes de Jesus Cristo, preparou-lhe o caminho: era um homem simples humilde e de muita fé. Ao atingir a maturidade, João Batista se encaminhou para o deserto e, nesse ambiente, preparou-se, através da oração e da penitência (que significa mudança de atitude), para cumprir sua missão, ele usava roupas de pele de camelo e cinto de couro, alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. Através de uma vida extremamente coerente, não cessava jamais de chamar os homens à conversão, advertindo: “Arrependei-vos e convertei-vos, pois o reino de Deus está próximo” (Mt 3,2). João Batista foi o último profeta do povo de Israel antes da vinda de Jesus. Ele batizava as pessoas mergulhando-as nas águas do Rio Jordão, onde também batizou Jesus, embora não quisesse fazê-lo, dizendo: “Eu é que tenho necessidade de ser batizado por ti e tu vens a mim?” (Mt 3,14).
Mais tarde Herodes mandou matar João degolando-o, por denunciar sua vida!

Evangelhos Lc 1, 5-23.39-43
Mt 3,1-6.11-12

4 comentários:

  1. Boa tarde família! Passei para visitar o blog e para desejar-lhes um abençoado final de semana.ABRAÇOS!!!

    ResponderExcluir
  2. Que isso! Eu que peço desculpas pela intromissão! Mas eu vi que lincaram a página dos Catequistas Unidos ao Selo! Gostei da idéia, porque ai quem clicar no Selo vai ver direto a listagem! Fiquem com Deus!

    Aqui, lindo o papel de parede do seu Blog Família Pedrosa! Tá muito bonito mesmo! Literalmente de coração! kkk Veja como o meu está esplodindo de felicidade! kkk

    Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Passando para desejar paz e bem.
    Abraço em Cristo

    ResponderExcluir
  4. Ola família linda!
    Obrigado pela visita,boa semana.
    Abraços Nena

    ResponderExcluir