quarta-feira, 6 de junho de 2012

Solenidade de Corpus Christi

Origem da Celebração de Corpus Christi. Nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”
A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. 
Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes. 
A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças. 
A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo acontece sempre em uma quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue. 
A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. 
A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo. 
Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja. 
"Então Jesus lhes disse: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai que me enviou vive, e eu vivo pelo Pai, assim também aquele que comer a minha carne viverá por mim. Este é o pão que desceu do céu. Não como o maná que vossos pais comeram e morreram. Quem come deste pão viverá eternamente". (Jo 6, 53-58)
É tradição ornamentar as ruas com tapetes coloridos confeccionados com: flores, serragem, borra de café, casca de ovos, areia e muitos outros materiais que a imaginação permitir, formando desenhos de inspiração religiosa em louvor a Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento .È uma festa especial em agradecimento ao Deus que se fez homem, viveu, morreu, ressuscitou e hoje se faz pão, alimento espiritual oferecido a todos nós . Neste dia de Corpus Christi, Ele passeia em nosso meio e o acolhemos sob os mais belos e variados tapetes confeccionados por crianças, jovens e idosos. Somos o teu povo que te recebe, te ama e te adora!

fontes: cançãonova.com/catequisar.com

Um comentário:

  1. Carlos, Regilandia, Carla e Luiz Felipe. Lindo o Blog de vocês! Adorei esses coraçõezinhos aqui! kkk Pena que não sei como colocar no nosso Blog! Digo nosso, porque é da nossa Missa das Crianças, um dia vou fazer um para mim! Aqui, desculpa, mas eu queria pedir um favor para vocês! Coloca o Selo dos Catequistas mais ali em cima, para ficar em destaque e linka nele este link: http://www.catequesenanet.com.br/p/catequistas-unidos.html que é da nossa listagem! Para nos ajudar a divulgar esse movimento tão legal e abençoado por Deus! Muitos de nós fazemos isso, quando não colocamos a lista direto no nosso Blog, como é meu caso!

    Desculpa a intromissão, mas é que eu visto a camisa e divulgo Jesus para todo o mundo! kkk Fiquem com Deus!

    Rodrigo, nº 83 da lista (www.catequese-psbj.blogspot.com)

    ResponderExcluir