quinta-feira, 25 de julho de 2013

Papa Francisco no Brasil

Dia 22 de julho o Papa Francisco chegou ao Brasil e em seu primeiro discurso reforçou o principal motivo de sua vinda. Vim para a Jornada Mundial da Juventude, para encontrar os jovens que vieram de todo o mundo, atraídos pelos braços abertos do Cristo Redentor. Eles querem agasalhar-se no seu abraço para, junto de seu Coração, ouvir de novo o seu potente e claro chamado: «Ide e fazei discípulos entre todas as nações».

Estes jovens provêm dos diversos continentes, falam línguas diferentes, são portadores de variegadas culturas e, todavia, em Cristo encontram as respostas para suas mais altas e comuns aspirações e podem saciar a fome de verdade límpida e de amor autêntico que os irmanem para além de toda diversidade.

Cristo abre espaço para eles, pois sabe que energia alguma pode ser mais potente que aquela que se desprende do coração dos jovens quando conquistados pela experiência da sua amizade. Cristo “bota fé” nos jovens e confia-lhes o futuro de sua própria causa: “Ide, fazei discípulos”. Ide para além das fronteiras do que é humanamente possível e criem um mundo de irmãos. Também os jovens “botam fé” em Cristo. Eles não têm medo de arriscar a única vida que possuem porque sabem que não serão desiludidos.

Ao iniciar esta minha visita ao Brasil, tenho consciência de que, ao dirigir-me aos jovens, falarei às suas famílias, às suas comunidades eclesiais e nacionais de origem, às sociedades nas quais estão inseridos, aos homens e às mulheres dos quais, em grande medida, depende o futuro destas novas gerações.

O papa Francisco quis complementar a sua viagem apostólica ao Brasil com uma visita ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, confiando à intercessão da Virgem Maria o sucesso espiritual do evento e todos os seus participantes. Antes de presidir a Santa missa o Papa dirigiu-se  à Capela dedicada aos 12 Apóstolos, onde é custodiada a pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e recitou com os com os presentes uma oração à Mãe Aparecida:

Mãe Aparecida, como Vós um dia, 
assim me sinto hoje diante 
do vosso e meu Deus, 
que nos propõe para a vida uma missão 
cujos contornos e limites desconhecemos, 
cujas exigências apenas vislumbramos. 
Mas, em vossa fé de que 
“para Deus nada é impossível”, 
Vós, ó Mãe, não hesitastes, 
e eu não posso hesitar. 
Assim, ó Mãe, como Vós, 
eu abraço minha missão. 
Em vossas mãos coloco minha vida 
e vamos Vós-Mãe e Eu-Filho 
caminhar juntos, crer juntos, lutar juntos, 
vencer juntos como sempre juntos 
caminhastes vosso Filho e Vós. 
Mãe Aparecida, 
um dia levastes vosso Filho 
ao templo para O consagrar ao Pai, 
para que fosse inteira disponibilidade 
para a missão. 
Levai-me hoje ao mesmo Pai, 
consagrai-me a Ele com tudo 
o que sou e com tudo o que tenho. 
Mãe Aparecida, 
ponho em vossas mãos, 
e levai até o Pai a nossa e a vossa juventude, 
a Jornada Mundial da Juventude: 
quanta força, quanta vida, 
quanto dinamismo brotando e explodindo 
e que pode estar a serviço da vida, 
da humanidade. 
Finalmente, ó Mãe, vos pedimos: 
permanecei aqui, 
sempre acolhendo vossos filhos 
e filhas peregrinos, 
mas também ide conosco, 
estai sempre ao nosso lado 
e acompanhai na missão 
a grande família dos devotos, 
principalmente quando 
a cruz mais nos pesar, 
sustentai nossa esperança e nossa fé.

A Jornada Mundial da Juventude está acontecendo de 23 a 28 de julho de 2013 no Rio de Janeiro - Brasil.
Rezemos pedindo a Nossa Senhora que seja uma mãe para o Papa Francisco, que o Espírito Santo o fortaleça com entusiamo e coragem e Deus o abençoe.

fonte: Rádio Vaticano 
        Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário